A ansiedade é uma reação normal diante de situações que pode provocar medo, apreensão, mal-estar, desconforto e insegurança. Esse estado funciona como um sinal de alerta para a pessoa se preparar para enfrentar alguma situação atípica, contudo, existe também o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva e persistente.
A ansiedade, quando não controlada, pode trazer prejuízos para o dia a dia e gerar sofrimento. Além disso, pode interferir no desempenho social, familiar e profissional. Por isso, estar atento aos sinais e tentar controlar esse problema é fundamental.
Confira nossas dicas para viver melhor e sem ansiedade:
1) Organize a sua rotina
Uma rotina organizada auxilia no controle de todas as demandas que devem ser realizadas, assim fica mais fácil estabelecer quais são as prioridades e quais as tarefas que podem ser executadas posteriormente.
2) Busque entender seus pensamentos e sentimentos
Tenha tempo para avaliar suas emoções diante das situações do dia a dia, bem como seus pensamentos e reações. Compreender como se sente ajuda a diminuir a carga de culpa e até mesmo tentar agir diferente diante de futuros problemas.
3) Preste atenção em sua respiração
A respiração é uma importante ferramenta para o controle do estresse. Prestar atenção e tentar praticar exercícios que estimulem encher e esvaziar profundamente os pulmões podem diminuir a ansiedade e melhorar o foco.
4) Cuidado com a autocobrança
Cobrar-se é natural, mas quando ultrapassa os limites pode desencadear uma série de problemas para a saúde mental. Por isso, verifique o que está ao seu alcance para ser realizado e estabeleça metas que sejam possíveis e realistas.
5) Pratique atividades físicas e de relaxamento
Os exercícios físicos, o yoga e a meditação são excelentes alternativas para desopilar corpo e mente. Auxiliam na produção de serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar.
6) Encontre um hobby
Atividades de lazer, sem uma relação com sua profissão ou com suas obrigações contribuem para uma vida mais leve, criativa e divertida!
7) Separe um tempo para se cuidar
O autocuidado é uma forma de restabelecer a conexão com seu lado mais íntimo. Pode ser feito por meio rotinas diárias de skincare, ou mesmo um tempo para escutar suas músicas preferidas ou ver aquela série que você adora.
8) Concentre-se no momento presente
As preocupações com o futuro e os arrependimentos com o passado atrapalham em alcançar uma vida plena e satisfatória. Por isso, concentre suas energias no hoje e em que você pode desempenhar no presente da melhor forma possível.
9) Não negligencie seu sono
Uma boa noite de sono é essencial para viver bem e reduzir a ansiedade do cotidiano. Evite levar equipamentos eletrônicos para a cama. Reduza as luzes e tente relaxar alguns minutos antes da hora que pretende dormir.
10) Busque ajuda médica
Caso perceba que seu nível de estresse e ansiedade estão acima do considerado normal, procure ajuda especializada. O psiquiatra é o responsável pelo tratamento das doenças mentais.
A falta de atenção à saúde mental influencia também para o aparecimento de problemas físicos, já que o mental e emocional estão intimamente ligados. A SAMOC conta com excelentes psicólogos e psiquiatras, profissionais que têm um papel fundamental nesta jornada! Se for necessário, busque ajuda especializada!
SAMOC, uma família que cuida da sua família. Esse é o #nossojeitodecuidar!
0 comentários